Dicas para ter sucesso ao começar a vender online

Confira algumas dicas para ajudá-lo a entender as vendas no mundo digital e alcançar grandes resultados para vender online, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente na internet, a lógica é muito importante para não haver escasses dos produtos.

Factores importantes para vender online

A primeira coisa que você deve fazer antes de começar a vender é analisar seu mercado, especialmente sua concorrência, para poder fazer um plano de negócios viável, que te permita alcançar seus objetivos é saber qual é o problema enfrentado no mercado,com isso fazer análise do negócio da solução do problema ou seja pontos fortes e negativo da solução do problema, por ultimo proposta de solução enfim criar nome da sua marca.

Tendo todas as suas ideias de negócio bem claro é momento de fazer modelo canva business  é uma ferramenta que te permite criar um plano de negócios em poucos passos e que te ajuda a entender se o seu empreendimento será sustentável e quais são os objetivos a serem traçados.

Quando terminares de analisar o seu mercado e definir o que vais vender online, é momento de criar a sua marca, para que os seus produtos/serviços sejam identificados:

Missão

A missão de uma empresa é aquilo que ela determina como a razão de ser do seu negócio, a sua entrega ao cliente. Como a empresa é um ser vivo e mutável, a missão pode ser revista ao longo do tempo, se adequando às novas necessidades do mercado.

Aspetos importantes para a definição da missão

Não existe receita de bolo, mas alguns aspectos devem ser levados em conta no processo de definição da missão. Veja quais fazem sentido ao seu negócio, estabeleça os parâmetros e parta para o papel – de preferência com o seu time ou parceiros.

  • Defina o principal benefício que sua empresa entrega ao cliente
  • Defina qual é o diferencial competitivo que o torna diferente da concorrência.
  • Defina se há algo especial que deve estar na missão.
  • Elabore uma frase curta que representa os aspectos definidos de maneira clara e objetiva.
  • Apresente e valide com todos os participantes e interessados. Ela tem que fazer sentido para eles.
  • Divulgue e tenha sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia.

Exemplo de uma missão: Oferecer o melhor produto online no mercado Cabo-verdiano.

Visão

A visão de uma empresa é onde ele quer chegar em um determinado tempo. É importante ter a visão sempre no horizonte, pois as ações presentes devem estar alinhadas com onde se quer chegar. Ter visão do seu negócio estabelece os parâmetros para a tomada de decisão, para os investimentos e principalmente para a estratégia de negócio que levará a visão.

 

Aspetos importantes para a definição da visão

  • Definir um horizonte de panejamento, normalmente de 3 ou 5 anos. Escreva como você gostaria que sua empresa estivesse no final desse período.
  • Descreva, com base na sua primeira resposta, quais indicadores e metas mensuráveis que devem ser atingidas ao longo do período de tempo estabelecido
  • Crie um documento em que fique claro quais objetivo(s) que a empresa irá atingir durante o período. Se possível, identifique os pontos de corte e objetivos intermediários.
  • Apresente e valide com todos os participantes e interessados. Ela tem que fazer sentido para eles.
  • Divulgue e tenha sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia.

 Exemplo de uma visão: Ser a melhor marca de venda online em Cabo Verde.

 

Valores

Os valores são o DNA da organização. São os ideais de atitude, comportamento e busca de resultados comuns aos empregados, líderes e acionistas nas relações com clientes, fornecedores, comunidade, parceiros e governos.

É a partir dos valores que as organizações se definem e alimentam a sua estratégia através das pessoas. No momento de aquisição de talentos, por exemplo, é extremamente importante que os recrutadores identifiquem o fit cultural e valores comuns entre os candidatos e a empresa. Dessa forma a integração será mais fácil e rápida.

Aspecto importantes para a definição dos valores

Os valores são o DNA da sua marca. São as ideais de atitude, comportamento e busca de resultados comuns aos colaboradores, líderes e acionistas nas relações com clientes, fornecedores, comunidade, parceiros e governos;

É a partir dos valores que as marcas se definem e alimentam a sua estratégia através das pessoas. No momento de aquisição de talentos, por exemplo, é extremamente importante que os recrutadores identifiquem o fit cultural e valores comuns entre os candidatos e a empresa. Dessa forma a integração será mais fácil e rápida.

  • Quais atitudes e comportamentos a sua empresa gostaria de ser lembrada, caso fosse uma pessoa?
  • Da mesma forma, por quais atitudes e comportamentos ela gostaria de ser admirada?
  • A partir das duas listas acima quais destas atitudes e comportamentos fazem sentido como valores para serem incorporados no DNA da sua empresa?
  • Coloque todos os valores no papel. No primeiro momento, apenas a palavra ou expressão chave.
  • identifique quais comportamentos e atitudes observáveis representam os seus valores.
  • Apresente e valide com todos os participantes e interessados. A relação precisa fazer sentido para eles.
  • Compartilhe e use como livro mestre para tomada de decisão no dia a dia e nas questões estratégicas.

Exemplo de Valores: Qualidade, Respeito,  Inovação, Responsabilidade Social, Relacionamento ético e Comprometimento.

 

Escolher uma boa plataforma de e-commerce para vender online

Procura uma plataforma para disponibilizar os seus produtos ou serviços, o seu produtos ou serviço pode ser vendido e divulgado para diferentes pessoas nos diferentes lugares. Em Cabo Verde, a única e maior plataforma que dá aos empreendedores possibilidade de vender seus produtos online é o cvbuy.cv 

Cv Buy é o maior Shopping online de compra e venda em Cabo Verde.

 Aproveitar ao máximo as ferramentas digitais e redes sociais

Cada vez mais pessoas usam as redes sociais todos os dias, como o , Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube entre outros o que é muito positivo para os seus negócios, já que ter presença nestas plataformas é uma oportunidade de ganhar visibilidade e aumentar suas vendas. Por isso, é interessante investir em outros meios de comunicação.

 Acompanhe os resultados

Tudo o que você fizer precisa ser medido. As métricas ajudam a saber quais estratégias funcionam e quais não, o que é positivo para os seus negócios e o que você precisa deixar de lado. 

Crie o hábito de medir os resultados das suas iniciativas para que seus esforços sejam mais efetivos.

 Monitore a experiência dos seus compradores

A fidelização é essencial para o e-commerce, já que nosso objetivo é que os clientes escolham nossa loja novamente no futuro para comprarem mais produtos ou adquirirem outros serviços. 

 

 

 

Shop
0 items Cart
My account